5 Dicas para Escolher o Sofá Perfeito para sua Sala

5 Dicas para Escolher o Sofá Perfeito para sua Sala

Em busca do sofá perfeito? Você está no lugar certo! A Toth Móveis oferece dicas essenciais para ajudá-lo a escolher o sofá ideal para sua sala.

1. Ambiente do Sofá

 

Na hora de escolher o sofá ideal, o primeiro passo é determinar o local em que ele vai ser usado, ou seja, o tipo de ambiente, sala de estar, sala de TV, quarto de hóspedes, ou escritório.

Isso porque o ambiente vai influenciar diretamente no tipo de sofá e sua finalidade. Um sofá para uma sala de TV, por exemplo, deve ser macio e profundo, podendo até ser alongado por uma chaise, para maior conforto.

Por outro lado, o mesmo sofá não seria ideal em uma sala de estar, que é mais voltada para a convivência em família ou de amigos para um bate-papo. Sofás muito profundos e mais macios podem tornar mais difícil sentar e se levantar.

Neste caso, como a prioridade é receber as visitas, prefira assentos mais firmes, com altura padrão (em torno de 45cm), menos profundos (em torno de 90cm) e com encostos mais retos.

E no caso de um escritório ou quarto de hóspedes, talvez o sofá possa ter as mesmas características acima, mas ser retrátil ou do tipo sofá-cama.

Por fim, se o ambiente é multiuso, com diversas funções – receber, ver TV e hospedar – você tem a opção de mesclar todas essas características: um sofá mais firme e menos profundo, mas com uma parte com chaise que alonga e pode servir de sofá cama.

Outra dica é maximizar o espaço usando puffs para adicionar ainda mais conforto e esticar os pés, além de almofadas confortáveis.

2. Tamanho do Sofá

 

O tamanho do sofá vai ser determinado pelo espaço disponível no seu ambiente. O melhor a fazer é medir o cômodo com um todo e fazer uma espécie de planta baixa com todos os móveis que deseja combinar. Se for em escala melhor, senão procure anotar as medidas de tudo.


Considere um mínimo de 60 cm livre de cada lado do sofá, além do espaço de circulação entre os outros móveis, como poltronas, mesas de centro e de canto. Os sofás de 2 lugares, por exemplo, costumam medir em torno de 160 cm e os de 3 lugares em torno de 200 cm.

Tente evitar sofás com profundidade maior do que 100 cm em ambientes menores. Os sofás com pés aparentes dão impressão de leveza aos espaços e funcionam bem em ambientes pequenos. Não se esqueça de medir a largura das portas, elevadores, escadas e outras passagens para garantir que o sofá vai poder ser entregue sem dificuldade.

3. Modelo do Sofá

 

Outro fator importante a ser considerado é o modelo do sofá em relação à sua utilidade. Como o ambiente, definir o que você espera do sofá é fundamental para que ele seja útil. Como vimos acima, cada modelo vai desempenhar uma função específica, dependendo do ambiente em que vai ser colocado.

Sofá Retrátil ou Reclinável

 

Sofá Fixo

 

Sofá Cama

 

4. Conforto Ergonômico

 

Tanto o revestimento do sofá quanto a espuma fazem toda a diferença, mas a escolha vai de gosto e do seu estilo. No caso da espuma, você vai ter que considerar o peso de quem vai usar o sofá com frequência.

Em geral, assentos entre D28 e D33 são os mais utilizados, pois oferecem maior firmeza e conforto. Já as percintas elásticas, que ajudam a sustentar toda essa espuma, conferem uma camada extra de maciez e flexibilidade.

O revestimento é o que vai dar a aparência e charme estético à peça, determinando também o seu estilo em relação à decoração do ambiente. No entanto, o tecido de revestimento também está ligado diretamente ao uso.

O suede, por exemplo, é um dos tecidos mais utilizados, por ser macio ao toque e não arranhar. Outros tecidos como linho cotton, linho poliéster, corino e couro possuem propostas diferentes ao toque, mas atendem a maioria dos gostos.

No entanto, podem não ser a melhor opção para quem tem tem crianças ou pets em casa. Neste caso, o ideal é optar por tecidos mais duráveis (tipo lona ou jeans) em cores escuras, couro natural, tecidos para áreas externa tipo “acquablock” ou capas removíveis e laváveis.

 

5. Materiais e Revestimentos

Linho

 

Pode ser natural ou misto, com fibras sintéticas para maior durabilidade. O linho sintético tem a vantagem de poder ser impermeabilizado e não amassar, mas o linho natural tem toque macio e textura “amassada” que dão uma aparência aconchegante e rústica.

Suede

 

Muito popular e resistente, mas com um toque mais macio que o chenille. Mas evite o estilo “molhado” e brilhante.

Dica de Designer: Peça amostras do tecido do sofá antes de comprar, muitas lojas online enviam uma pequena amostra pelos Correios, pagando o valor do envio.

Couro

 

Escolher o sofá perfeito envolve considerar tamanho, estilo, conforto e durabilidade - características encontradas nos sofás da Toth Móveis.

Conheça nossa variedade de sofás em www.tothmoveis.com.br e descubra como a Toth pode elevar o conforto e o design da sua sala.

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.