Como Restaurar Móveis de Madeira? O Melhor Passo a Passo Completo!
Share
O Melhor Passo a passo Completo: Como Restaurar Móveis de Madeira
Sabe aquele móvel que está num canto da sala ou do quarto, com uma pintura fosca e marcas de uso? Possivelmente, você já pensou até em descartá-lo, certo? A boa notícia é que você não precisa se desfazer da peça! Você pode transformá-la e ela ficará como se fosse nova. Será que isso é mesmo possível?
Sim! Muitas pessoas vêm apostando na restauração de móveis de madeira. Além de ser uma prática ecossustentável, é econômica e garante a preservação da peça por muito mais tempo. Ou seja, um processo que só traz vantagens!
Quer saber como restaurar móveis de madeira? Apresentamos um passo a passo para ajudá-lo. Confira!
1. Avalie o estado do móvel
Antes de começar, é necessário analisar o móvel com calma, observando todos os detalhes: arranhões, manchas, presença de cupim, estado dos acessórios. Observe tudo isso. Somente assim terá uma noção precisa de tudo o que será necessário realizar durante a reforma.
Para realizar esse diagnóstico, uma boa dica é retirar os puxadores e dobradiças. Desse modo, será possível ter uma visão ainda mais completa do estado da mobília.
2. Liste e compre os materiais necessários
Com a análise do móvel, ficará mais fácil listar todos os materiais necessários para a restauração. De todo modo, alguns itens são indispensáveis para a reforma da peça. Confira:
Lixas de diferentes gramaturas;
Cola para madeira;
Massa para madeira;
Rolinhos e pincéis;
Tinta para madeira na cor desejada;
Pano úmido para limpar o móvel;
Fundo preparador para metais e madeiras;
Verniz protetor para madeira;
Jornal ou lona para proteger o chão.
3. Escolha um local adequado
Um dos passos para aprender como restaurar móveis de madeira é buscar o local adequado para fazer a reforma.
O ideal é um espaço externo ou, então, fechado, mas amplo e arejado, com janelas e portas. Desse modo, você terá condições de preparar o móvel, lixá-lo e pintá-lo.
4. Concentre-se na restauração dos móveis de madeira
Confira um passo a passo que pode funcionar como guia para seu trabalho, ajudando na organização e realização de cada uma das etapas do processo.
1. Remova os acessórios: se você não tirou os puxadores e dobradiças no momento da análise do móvel, essa é a hora de removê-los. Assim, você evita que a tinta respingue nos acessórios.
2. Faça a limpeza da mobília: use panos úmidos e flanelas para limpá-lo, removendo todas as sujeiras acumuladas como poeiras, óleos, graxas, mofo ou qualquer tipo de substância que possa prejudicar o reparo. Na sequência, certifique-se de que além de limpa, a peça está seca e pronta para a pintura.
3. Repare e lixe o móvel: para reparar a madeira, busque massa para madeira, capaz de corrigir as imperfeições da superfície, como buracos, lascados e amassados.
A solução é uma massa acrílica perfeita para preenchimento de juntas ou reparo de fendas em superfícies de madeira como assoalhos, móveis, pisos de tacos, rodapés e batentes de portas e janelas, entre outras aplicações. É ideal para selar e vedar superfícies de madeira, proporcionando um acabamento liso e colorido, já que aceita tinta látex (acrílica), lacas, vernizes, poliuretanos, esmalte sintético, ceras, etc.
Depois de colocar a quantidade de massa desejada, use uma espátula ou desempenadeira para espalhar.
Feito isso, aguarde o tempo de secagem da solução ao ponto de lixamento:
30 minutos. Depois, faça o acabamento com lixa para massa grana 180/220. Lixar o móvel é indispensável para garantir a aderência da tinta.
4. Pinte o móvel: espere o prazo de secagem total da massa para madeira, ou seja, 24 horas. Para um bom acabamento, lembre-se que o segredo é fazer movimentos na mesma direção, em sentido único, usando pincel ou o rolinho de pintura.
Para aplicar a segunda demão, aguarde o tempo de secagem da massa, que é de aproximadamente 3 horas. Na segunda camada de tinta, dê mais atenção aos detalhes para garantir um acabamento mais bonito. Afinal, é a pintura que dará uma nova cara para o móvel.
5. Recoloque os acessórios e cuide da manutenção: depois de finalizar a pintura e aguardar o tempo de secagem, coloque os acessórios no móvel novamente. Esse é o último passo: a peça está nova e pronta para uso!
Depois de aprender como restaurar móveis de madeira, agora é hora de colocar a criatividade em ação e partir para a prática. Com a peça pronta, não se esqueça de manter a mobília sempre limpa, polida e com a madeira hidratada, a fim de que ela dure por muito mais tempo.