Madeira de Demolição: O que é? Como utilizar? Quais suas vantagens?
Share
Você já pensou em fazer uma decoração totalmente rústica na sua casa? Você sabe o que é realmente a madeira de demolição? Preparamos este post com algumas informações importantes para você que deseja fazer uma decoração usando esse tipo de material.
Pessoas no mundo inteiro tem aderido à moda positiva e correta de abandonar a idéia de desmatamento para fazer o uso dos benefícios da madeira de demolição. Estas pessoas, já estão adquirindo mobiliários e utensílios feitos de madeira que foram retiradas de casas bastante antigas.
Para alguém que conhece pouco sobre o assunto, pode até pensar que isso seja uma má idéia, e se perguntar: Por que utilizar uma madeira antiga se pode utilizar madeira nova? Nós vamos responder esta pergunta!
Confira o que é madeira de demolição, conheça as principais vantagens de usá-la na sua decoração, entenda como usar a madeira de demolição em várias situações e saiba como cuidar para manter o material sempre resistente.
O que é Madeira de Demolição?
Madeira de demolição é aquela que tem origem no garimpo de madeiras nobres retiradas de construções antigas como casas, barracões ou armazéns. Trata-se de um material de grande valor agregado que é utilizado na confecção de móveis, janelas, portas, painéis e revestimentos.
Nós da Toth executamos o trabalho de demolição de construções antigas e extraímos toda a madeira da demolição, principalmente as tábuas nas paredes, vigas e assoalhos do piso, e as vigas e caibros da cobertura.
Como a Madeira é utilizada?
Tábuas: fabricação de tampos de mesas, tampos de balções, aparadores e bancadas, painéis de Tv, cristaleiras e prateleiras.
Vigas: fabricação de pés de mesas, bordas de tampos de mesa, bordas de painéis, pés de bancos e poltronas, pés de aparadores.
Caibros: fabricação de pés de jogos de bancos e poltronas, mesas e aparadores.
Assoalho: Assentos de jogos de bancos e poltronas, painéis e fundo de balcões e cristaleiras.
Os tipos de madeira de demolição mais comuns são:
- Peroba-rosa
- Ipê
- Carvalho
- Jacarandá
- Pinho de riga
- Cerejeira
- Braúna
Quais os Benefícios da Madeira de Demolição?
1. Sustentabilidade
Uma das maiores vantagens da madeira de demolição é o fato dela ser um material sustentável em muitos aspectos. Desde a sua origem, até a sua produção.
Muitos sabem que para fabricar móveis de madeira, há o desmatamento de milhares de hectares de árvores, e quando se opta por utilizar a madeira de demolição, este impacto passa a não existir, já que este tipo de madeira não causa dano ao ecossistema por ser reutilizada de antigas construções já existentes.
2. Resistência e Durabilidade
Além disso, as madeiras de demolição são nobres e oferecem grande resistência, durabilidade e muita qualidade, o que garante uma peça para a vida toda, e evita trocas constantes de móveis, além de, claro, dar um toque sofisticado ao seu design.
Muitas pessoas acreditam que pelo material possuir desgastes, eles não são resistentes, o que é um grande equívoco, pois, na verdade, essas peças são muito mais fortes e duráveis do que outras madeiras.
A madeira de demolição é mais resistente por dois fatores principais: como ela foi originalmente usada para outras finalidades, é muito mais grossa do que outras madeiras, e também, por ser antiga, possui um teor de umidade muito perto de zero, pois já passou longos anos secando naturalmente, o que a torna muito mais resistente.
4. Exclusividade
Cada peça retirada de obras de demolição possui características únicas, isso porque o material obteve a ação do tempo. E, esse desgaste natural que apenas esse tipo de madeira possui, faz com que suas peças fiquem extremamente interessantes. Já que cada madeira é diferente, criam-se texturas únicas e exclusivas que só este tipo de matéria-prima oferece.
Além de todos esses aspectos particulares, como a aparência envelhecida, as peças possuem uma versatilidade que nenhum outro material tem, podendo receber tratamentos e acabamentos diferenciados.
5. Beleza e Sofisticação
A madeira de demolição é um material que agrega valor a qualquer tipo de projeto. Além da sustentabilidade, durabilidade e exclusividade, uma das vantagens mais interessantes é a sua beleza e sofisticação.
Cada peça tem ranhuras de pregos e veios únicos que trazem ainda mais valor para o material. Diante desse contexto, ela é usada para criar um ambiente aconchegante, principalmente em projetos de alto padrão.